top of page
                                                                    
                                                 Os Rituais Alvissaristas
 

Ritual de iniciação no Alvissarismo ou Batismo no Fogo do Espírito Santo:

 

Quando for realizar o Batismo no Fogo Sagrado do Espírito Santo, que é o ritual de iniciação no Alvissarismo, deve ajoelhar-se perante o Fogo Sagrado e recitar o seguinte versículo: “Em nome de Deus – o Indizível. Eu suplico a Jesus Cristo que me envie a experiência do Batismo no Fogo do Espírito Santo para que seja cumprida a vossa promessa, Pai eterno, através da qual os crentes em Cristo receberiam do alto. Fazei descer sobre mim os dons do Espírito Santo, porque João, na verdade, batizou-me com água, mas agora serei batizado com o Fogo do Espírito Santo”.

 

Objetivo do Batismo no Fogo do Espírito Santo:

 

O objetivo do Batismo no Fogo Sagrado do Espírito Santo é o de adquirir, tal como fora prometido por Cristo, os dons do Espírito Santo; porém, o contato com o Fogo Sagrado supõe uma regeneração moral, pois trata-se do simbolismo da morte de um velho ser e do renascimento de um novo ser, de um ser regenerado, que receberá de seu anjo da guarda, a marca invisível para alguns, da Estrela de Davi, no momento do batismo, que representará a marca do Cristão Alvissarista. Todo aquele que for batizado no Fogo do Espírito Santo terá a sua fronte marcada com a Estrela de Davi, e essa marca é o que distinguirá o Alvissarista de todos os outros Cristãos e o protegerá dos tormentos e das seduções dos demônios de Satanás.

 

Ritual de batismo no nascimento:

 

Ao sétimo mês de vida da criança, os pais devem oferecê-la simbolicamente em holocausto ao fogo sagrado do indizível (o pai deve oferecer o filho e a mãe oferecer a filha). Chegando a frente do Fogo Sagrado, os pais devem dizer: “Deus do indizível, eu ofereço meu filho (a) ao Fogo Sagrado em Nome – do – Pai”.

 

Desse modo, a criança vivenciará o complexo de Abraão de forma saudável, prevenindo uma possível estrutura perversa ou psicótica nesta criança.

 

Ritual de batismo no fundamento da personalidade:

 

Ao sétimo ano de vida da criança, ela deve oferecer simbolicamente em holocausto os pais ao fogo sagrado do indizível (o filho oferecer o pai e a filha oferecer a mãe). Chegando a frente do Fogo Sagrado, os filhos devem dizer: “Deus do indizível, eu ofereço meu pai ou minha mãe ao Fogo Sagrado em Nome – do – Pai”.

 

Desse modo, a criança vivenciará de forma saudável o complexo Cristão, prevenindo uma possível estrutura perversa ou psicótica na criança.

 

Objetivo do ritual:

 

Esse ritual simbólico simples é capaz de evitar que a criança se estruture na perversão ou na psicose, ao mesmo tempo em que evita também uma depressão pós-parto, pois possibilita aos pais ab-reagirem o desejo infanticida de forma saudável, excluindo qualquer possibilidade de uma depressão pós-parto.

 

Portanto, o fundamento desse ritual simbólico simples é estruturar ou reestruturar os complexos familiares. Possibilitando a família possuir uma estrutura psíquica saudável e bem resolvida, sem maiores traumas ou fixações.

 

Ritual da vida e da morte:

 

Ao nascer um filho, os pais devem plantar uma árvore em nome do ser que acabara de nascer. A árvore aqui simboliza a vida.

 

Ao morrer um familiar, os parentes devem plantar uma árvore em nome do ser que acabara de morrer. A árvore aqui simboliza a imortalidade da alma e o conhecimento do bem e do mal.

Esse ritual deve ser realizado ao sétimo dia da vida ou da morte do ser.

 

Objetivo do ritual:

 

Esse ritual simbólico simples tem por objetivo ajudar a reflorestar as áreas desmatadas pelo ser humano; na verdade, ele é uma forma de resgate da natureza ao mesmo tempo em que serve como símbolo da vida, da imortalidade da alma e do conhecimento do bem e do mal.

 

bottom of page